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Como as áreas do seu escritório implicam

O progresso da sua empresa está correlacionado com a qualidade do espaço onde os seus colaboradores estão inseridos. Para que a equipe consiga realizar suas funções com clareza, tranquilidade e disposição, as áreas do escritório devem estar adequadas para contribuírem com o rendimento através do bem-estar e segurança de todos.

Quer saber como otimizar os ambientes a fim de tornar o seu time mais produtivo? Continue a leitura!

Por que o aproveitamento dos espaços implica na produtividade?

O metro quadrado mais caro em um escritório é o que tem o espaço mal aproveitado, apresentando:

  • Layout não funcional;
  • Ambientes superdimensionados;
  • Áreas de circulação desnecessárias;
  • Mobiliários inadequados;
  • Dentre outros.

Quando entramos no âmbito humano e pensamos que os seus colaboradores passam mais tempo na empresa do que na própria casa, torna-se ainda mais fundamental aproveitar os espaços da maneira correta.

Sendo assim, o desenvolvimento de locais personalizados e com um lado mais humanizado, pensado no conforto dos usuários, traz como um dos principais benefícios a satisfação da equipe. Parece clichê, mas ao falarmos de funcionários mais felizes, estamos também mencionando o fato de que eles estarão mais saudáveis, engajados, empoderados e aptos para produzirem.

Independentemente da metragem do escritório, é possível aproveitar os espaços com layout inteligente e estrutura otimizada de acordo com as funcionalidades de cada equipe, adequando-se às tarefas do dia a dia.

Confira nossas dicas para aproveitar o ambiente corporativo da melhor maneira e aumentar a produtividade dos seus colaboradores.

Elimine barreiras desnecessárias

Já aderido por muitos escritórios, o layout de open space promove a sensação de amplitude da dimensão da área. Através desse conceito, muitas vantagens podem ser percebidas, como:

  • A possibilidade dos colaboradores terem acesso a uma vista belíssima do prédio.
  • Facilidade na troca de ideias e conhecimento entre as equipes, aumentando o engajamento em prol da empresa.
  • Melhor circulação dentro do escritório.

Espaços de descompressão

Estudos já comprovam que ambientes voltados para o descanso e descontração dos funcionários proporcionam bem-estar e aumentam a produtividade dos profissionais. Fundamental para aliviar a pressão do dia a dia e permitir que a equipe recupere a plena capacidade cognitiva, a área torna-se um estímulo para o funcionário voltar ao trabalho mais engajado.

É possível acrescentar atividades interessantes e até mesmo divertidas, fornecer livros e jogos, por exemplo, mas o principal objetivo é manter o local aconchegante para socializar e engajar os colaboradores.

Aproveite as paredes

Sem espaço disponível em terra firme? As paredes que sobraram após o primeiro tópico deste texto entram como uma alternativa para melhorar a execução do trabalho e ainda deixar o layout do ambiente agradável. Utilizar nichos para abrigar determinados itens, lousas para brainstorm, telas de monitoramento e armários aéreos são ótimas opções para tornar a parede completamente funcional.

Biofilia

A união entre arquitetura e plantas é uma tendência que já vem fazendo sucesso há alguns anos. Escritórios que integram a biofilia no seu projeto arquitetônico estão, mesmo que inconscientemente, se conectando com o que há de mais importante no planeta: a natureza.

Quando o verde é incluído no design, há uma significativa redução dos níveis de estresse e um aumento expressivo na capacidade de produção dos profissionais, que estarão com o bem-estar elevado. Mais ar puro, mais vida no ambiente.

 Foque na ergonomia

O workspace deve garantir que o profissional permaneça confortável e seguro ao exercer a sua função. A responsável por isso é a ergonomia, um conjunto de regras e procedimentos que estabelecem como devem ser as interações entre as máquinas e os trabalhadores.

Além disso, escritórios ergonômicos têm a finalidade de prevenir acidentes de trabalho e o possível surgimento de determinadas doenças caso a atividade não esteja sendo realizada adequadamente. Contudo, ainda que o foco seja nas questões físicas, ela envolve também características socioculturais, cognitivas e organizacionais.

Na arquitetura corporativa, a ergonomia deve ser aplicada:

  • Durante a execução das atividades;
  • Nas áreas de descompressão;
  • Nos banheiros;
  • E em todo local onde o funcionário tem acesso.

Ao determinar o mobiliário, verifique se os equipamentos estão de acordo com a legislação vigente. Se as condições estiverem em conformidade com o padrão exigido, o colaborador poderá desempenhar a sua função da melhor forma e você estará evitando danos à saúde dele. Disponibilizar as ferramentas ideais também faz parte da ergonomia.

A iluminação também é um ponto de atenção. Quando a luz é insuficiente, causa cansaço visual ao time. Contudo, se estiver em excesso, como no caso de monitores desregulados, provoca irritações. Tenha atenção!

Precisando aumentar a produtividade da sua empresa?

Agora que você já entende a importância de desenvolver um ambiente corporativo adequado para os funcionários trabalharem dispostos e felizes, está na hora de aplicar as dicas na prática. Para isso, conte com a consultoria da Custódio!

Nossos profissionais estão preparados para entender o que é melhor para o seu workspace e vão contribuir com a melhora do rendimento com foco no bem-estar do seu time.

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Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
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